Plataforma oferta 100 bolsas de graduação EaD gratuitas para pessoas com TEA e mães de crianças autistas

As vagas abrangem cursos como Administração, Pedagogia, Letras, Engenharias, Ciências Contábeis.

Está aberto o processo seletivo para a concessão de 100 bolsas integrais de graduação na modalidade a distância (EaD) voltadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e mães de crianças autistas. As inscrições poderão ser feitas entre 26 de maio e 6 de junho de 2025, conforme edital disponível no site sereduc.com/1nNQPM.

A iniciativa integra os projetos “Novas Histórias” e “Mãe Esperança”, criados com o objetivo de promover inclusão e ampliar o acesso ao ensino superior para grupos historicamente em situação de vulnerabilidade.

Foto: Reprodução

As vagas estão distribuídas entre instituições parceiras do programa e abrangem cursos como Administração, Pedagogia, Letras, Engenharias, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social, entre outros.

Etapas do processo seletivo

O processo ocorre em duas fases:

1ª fase: pré-seleção com análise documental;

2ª fase: orientação para inscrição e realização de uma redação.

Calendário

Abertura do edital: 20/05/2025

Inscrições: 26/05 a 06/06

Pré-seleção: 09/06 a 13/06

Resultado da pré-seleção: 16/06

Sobre os projetos

O projeto “Mãe Esperança” foi criado para atender mães de crianças autistas que, em muitos casos, enfrentam dificuldades para frequentar o ensino presencial. Já o projeto “Novas Histórias” busca promover oportunidades acadêmicas para pessoas com TEA, com foco na autonomia e desenvolvimento pessoal.

Ambos fazem parte do Programa EaD Social, que concede bolsas a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ampliando o acesso à educação superior por meio da modalidade a distância.

Leia também