Volta às aulas aquece vendas de roupas e calçados no comércio de Teresina
Lojistas teresinenses destacam crescimento nas compras para alunos.
Com a volta às aulas, muitos pais e responsáveis estão aproveitando para garantir tudo o que é necessário para o início do ano letivo. Não são apenas os itens de papelaria que estão em alta, mas também roupas e calçados.
De acordo com Tertulino Passos, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), o comércio local tem registrado aumento significativo nas vendas desses produtos.
“Além das tradicionais compras de material escolar, muitos pais estão buscando roupas e calçados para os filhos, já que o retorno às aulas é uma ótima oportunidade para renovar o guarda-roupa e garantir que as crianças e jovens tenham o que precisam para o ano letivo”, afirmou Tertulino.
Outro fator que tem contribuído para o aquecimento do comércio local é a procura das escolas, que, além de materiais escolares, também compram itens como móveis, tecidos e uniformes para os alunos. Segundo Tertulino, isso mostra que, neste período, praticamente todos os setores da economia podem ser beneficiados.
“Além dos consumidores individuais, as próprias escolas buscam o comércio local para atender às suas necessidades. Seja para renovar móveis, comprar tecidos ou garantir fardamentos, o comércio está atendendo a demanda de todos”, explicou.
Horários estendidos
Para atender à crescente demanda, as papelarias e livrarias estão funcionando com horário ampliado até o final do mês. Isso facilita para quem não tem tempo durante o dia para fazer compras.
“A ampliação do horário de funcionamento é uma medida que tem dado certo. Ela oferece mais opções para quem precisa comprar material escolar e outros produtos, mas não tem tempo durante o expediente. Para os trabalhadores, as horas extras serão compensadas em datas como o Carnaval ou a Semana Santa”, concluiu Tertulino.