INSS inicia pagamento da segunda parcela do 13º salário nesta sexta-feira (24)

Beneficiários começam a receber a partir de 24 de maio e a liberação vai até 7 de junho.

Nesta sexta-feira (24), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a liberar a segunda parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas. Mais de 33,6 milhões de beneficiários receberão o pagamento, que seguirá até o dia 07 de junho, de acordo com o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

Os primeiros a receber são os segurados que ganham um salário mínimo, com depósitos efetuados a partir de hoje. Para aqueles que recebem acima do mínimo, os pagamentos começam em 03 de junho.

Foto: Narcílio Costa/ Correio Piauiense
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os beneficiários podem conferir os valores e datas de pagamento do décimo terceiro pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site gov.br/meuinss. Também é possível obter informações por meio do telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, onde é necessário informar o CPF e alguns dados pessoais para consulta.

O pagamento antecipado do décimo terceiro foi determinado por decreto assinado em março. Esta antecipação, que ocorre pelo quinto ano consecutivo, tem sido uma prática desde 2020, inicialmente motivada pela pandemia de covid-19. Desde então, as parcelas têm sido pagas nos meses de maio e junho.

Segundo o Ministério da Previdência, a antecipação do décimo terceiro representa uma injeção de R$ 67,6 bilhões na economia brasileira. A segunda parcela, correspondente à competência de maio, totaliza R$ 33,92 bilhões, e será paga entre o final deste mês e o início de junho. A primeira parcela, referente à competência de abril, já foi distribuída no final de abril e início de maio.

A maioria dos beneficiários receberá 50% do décimo terceiro na segunda parcela. Para aqueles que começaram a receber o benefício após janeiro, o valor será proporcional ao período. Beneficiários por incapacidade temporária, como os que recebem o antigo auxílio-doença, terão uma parcela reduzida do décimo terceiro, calculada conforme a duração do benefício. Benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não incluem o pagamento do décimo terceiro, conforme a legislação vigente.

Leia também