Governo entrega veículos para 34 municípios investirem em agricultura no Piauí

A emenda contou com investimento de R$ 7,1 milhões.

Na manhã desta segunda-feira (05), a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou a entrega de tratores, carretas e grades aradoras para a agricultura familiar obtidos por meio de emendas parlamentares. Os veículos devem ser entregues a 6.800 agricultores de 34 municípios do estado.

Os municípios beneficiados foram: Barro Duro, Batalha, Bom Jesus, Campo Alegre do Fidalgo, Guaribas, João Costa, Miguel Alves, Monsenhor Hipólito, Nova Santa Rita, Paes Landim, Paquetá, Paulistana, Piripiri, São João da Fronteira, São João da Serra, São Raimundo Nonato, Teresina, União e Vila Nova do Piauí.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio Piauiense
Governo entrega veículos para 34 municípios investirem em agricultura no Piauí.

De acordo com o ministro Wellington Dias, o projeto, da deputada federal Rejane Dias, que custou R$ 7.100 milhões, foi dificultado pelo governo Bolsonaro. “Essa é uma daquelas emendas que o governo bloqueava, por questões políticas. Aqui, só não perdemos muitos recursos porque ousamos ir à justiça pedir para que a lei fosse cumprida”, disparou.

Desenvolvimento

A Secretária de Estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, ressaltou o propósito da emenda, de diminuir o esforço humano na agricultura familiar, fazendo uso das máquinas agrícolas. “O esforço que o agricultor faz hoje para produção de alimentos é gigantesco, e as máquinas vão diminuir isso. Nossa meta é ampliar esse número, nós temos ainda um índice muito baixo de agricultores familiares com acesso a tecnologia, com acesso a mecanização”, afirmou.

Foto: Divulgação/ Ascom
SAF entrega equipamentos para a mecanização da agricultura familiar.

Negócio da China

De acordo com a secretária, a iniciativa pode ser realizada através de uma parceria do Consórcio Nordeste com a China. “Através da parceria que o consórcio nordeste fez com a China, o Piauí está inserido dentro desse processo e queremos ainda esse ano estar trazendo essas máquinas que impactam muito menos na questão ambiental”, concluiu.

Flash - Luis Fernando Amaranes

Leia também