Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Política em pauta

Política em pauta

O blog "Política em Pauta", liderado pelo experiente repórter Guilherme Freire, oferece análises detalhadas e uma abordagem imparcial. Focado em fornecer informações abrangentes sobre o cenário político, o blog aborda decisões cruciais, agendas, polêmicas, assuntos urbanos e leis em discussão.

PSDB tem liderança confusa na capital; Câmara quer trazer de volta o DPVAT

Comissão do Senado Federal debate interferência em rede social.


O pré-candidato a vereador Daniel Pereira (Progressistas) afirmou em suas redes sociais, na terça-feira (09), que Sílvio Mendes não responderá ao grupo Meio Norte, até o fim das eleições. Pereira afirma que TV Meio Norte é a assessoria do PT no Piauí.

A parte curiosa é que o presidente do Diretório Municipal do PSDB marcou presença na publicação demonstrando um apoio discreto. 

Foto: ReproduçãoDaniel Pereira (Progressistas) e Edson Melo (PSDB).
Daniel Pereira (Progressistas) e Edson Melo (PSDB).

A postura entra em consonância com o discurso dos apoiadores do pré-candidato do PT, Fábio Novo, que afirmam que o PSDB está secretamente apoiando Sílvio Mendes.

No âmbito estadual, o partido anda calado, após a frustrada tentativa de apoio ao PT, e no municipal, parece pouco confiante em relação a João Vicente Claudino, que atualmente representa a sigla.

Câmara quer ressuscitar DPVAT (mais ou menos)

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto para trazer de volta o DPVAT, mas agora com chamado de Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito (SPVAT).

De acordo com a Câmara, o texto aprovado na forma de um substitutivo do relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), retoma o pagamento de despesas médicas da vítima dos acidentes com veículos; e direciona entre 35% e 40% do valor arrecadado com o prêmio do seguro pago pelos proprietários de veículos aos municípios e estados onde houver serviço municipal ou metropolitano de transporte público coletivo.

Foto: Câmara dos Deputados.Carlos Zarattini (PT).
Carlos Zarattini (PT).

O seguro havia sido extinto pelo governo de Jair Bolsonaro. O projeto segue para o Senado Federal, que irá submeter a proposta a voto.

Senado discute interferência em rede social

A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) aprovou nesta quarta-feira (10) o requerimento apresentado pelo senador Magno Malta (PL-ES), para realização de audiência pública destinada a debater a interferência dos órgãos do Estado brasileiro no X (antigo Twitter).

A audiência foi marcada para as 10h da manhã de quinta-feira (11), com os jornalistas Michael Shellenberger e David Ágape.

Foto: Senado Federal.Magno Malta (PL-ES).
Magno Malta (PL-ES).

“O caso contém arquivos da rede social X, em que colaboradores da relatam situações em que houve pressão sobre a companhia para que determinadas ações fossem tomadas sem o devido amparo nas diretrizes da plataforma e na legislação brasileira. No Brasil, o jornalista David Ágape, do site A investigação, tem contribuído na divulgação do caso”, apontou Malta.

Comente