Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Política em pauta

Política em pauta

O blog "Política em Pauta", liderado pelo experiente repórter Guilherme Freire, oferece análises detalhadas e uma abordagem imparcial. Focado em fornecer informações abrangentes sobre o cenário político, o blog aborda decisões cruciais, agendas, polêmicas, assuntos urbanos e leis em discussão.

Mão Santa apadrinha “Novo Francisco”; Saad Leste de Teresina sob nova direção

Comissão da Câmara aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre armas de fogo.


Parnaíba, 24 de abril. O jogo já não está mais tão garantido para a base governista. Dr. Hélio (MDB) vencia Zé Hamilton (PSD) com folga, mas o “Novo Francisco” é indicado como um segundo lugar apertado no pódio.

Apesar do resultado da última pesquisa, Francisco Emanuel (PP) não parece ter tanto carisma para vencer o jogo sozinho. Do seu lado, está o atual prefeito e um dos nomes mais marcantes da cidade, Mão Santa, além da filha e deputada estadual, Gracinha Mão Santa, também do PP.

Foto: Reprodução.Mão Santa e Emanuel Francisco.
Mão Santa e Emanuel Francisco.

O vínculo relaciona Francisco diretamente ao time de Sílvio Mendes, Ciro Nogueira, Júlio Arcoverde e Joel Rodrigues. A pré-campanha em Parnaíba promete mais emoção.

Alessandro Eulálio de volta: Agora na Saad Leste

Alessandro Eulálio assumiu, nesta quarta-feira (24), a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas da Zona Leste (SAAD Leste), substituindo Gustavo Gaioso, que pulou para o time governista.

O nome indicado pelo vereador Leonardo Eulálio (PL), havia saído da Semdec, na segunda-feira (22), como consta no Diário Oficial do Município.

Foto: Ascom.Dr. Pessoa e o novo encarregado da SAAD Leste, Alessandro Eulálio.
Dr. Pessoa e o novo encarregado da SAAD Leste, Alessandro Eulálio.

Além da mudança de posição de Alessandro, Pessoa também nomeou a nova secretária imediata adjunta, Tayane Maracaipe Sandes Veras. 

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto que autoriza estados a legislar sobre armas de fogo

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que autoriza estados a legislar sobre armas de fogo. A proposta é de autoria de Caroline de Toni (PL-SC) e foi relatada por deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP).

De acordo com a Câmara, o projeto prevê que as autorizações de porte ou posse concedidas só terão validade local e atenderão apenas a pessoas que comprovadamente residam no estado. A votação para o projeto foi apertada: 34 a 30.

Foto: Câmara dos Deputados.Paulo Bilynskyj (PL-SP).
Paulo Bilynskyj (PL-SP).

“Verifica-se ser possível que a União delegue competência aos estados para legislar sobre questões específicas atinentes a essas matérias. Nada melhor para o estado do que cumprir a vontade de seus habitantes, mas a esquerda quer centralizar num ente único, comunista, a liberdade de defesa do indivíduo”, disparou.

Caso aprovada, a proposta trará um vestígio de federalismo de fato, algo que o Brasil não tem, desde a Era Vargas. Por outro lado, a esquerda, totalmente contrária à auto-defesa do indivíduo, já polemiza o projeto. “Nós vamos entrar sim, claro, com o devido encaminhamento legal para impedir um projeto como este, manifestamente contrário à vida e a serviço da violência”, afirmou Patrus Ananias (PT-MG).

Até mais!

Comente