Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Política em pauta

Política em pauta

O blog "Política em Pauta", liderado pelo experiente repórter Guilherme Freire, oferece análises detalhadas e uma abordagem imparcial. Focado em fornecer informações abrangentes sobre o cenário político, o blog aborda decisões cruciais, agendas, polêmicas, assuntos urbanos e leis em discussão.

Fábio Novo planeja dobrar o número de escolas em tempo integral

Senado: Pacheco acusa governo de  judicializar a política em discussão sobre a desoneração da folha.


Durante a inauguração do viaduto da Avenida João XXIII, que deve ser entregue e julho deste ano, o pré-candidato à Prefeitura de Teresina, Fábio Novo (PT), afirmou que quer elevar o número de escolas integrais de Teresina a 40%.

Em entrevista à coluna, Novo afirmou que atualmente, a modalidade compreende 20% das escolas da capital.

Foto: Narcílio Costa/Correio Piauiense.O pré-candidato aposta em um eixo entre as três esferas do Poder Executivo.
O pré-candidato aposta em um eixo entre as três esferas do Poder Executivo.

“Nós vamos investir na escola de tempo integral. Hoje Teresina só tem 20% das suas escolas de tempo integral e a nossa meta é que nos primeiros dois anos a gente dobre”.

Na área da cultura, Fábio afirmou que pretende disponibilizar mais orçamento para o setor, “transformar a Fundação Cultura em uma Secretaria Municipal de Cultura, reativar a Lei Tito Filho, de incentivo, mas que está desativada desde 2012. A ideia é todo ano ter um edital específico colocando recursos à disposição”.

Senado: Pacheco acusa governo de  judicializar a política em discussão sobre a desoneração da folha

Por meio de nota, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco afirmou, na quinta-feira (25), que o Governo Federal não deveria questionar a desoneração da folha no STF. O Poder Executivo pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão de trechos da Lei 14.784, de 2023

De acordo com o Senado, o ministro Cristiano Zanin atendeu ao pedido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por entender que a norma não prevê o impacto orçamentário e financeiro do benefício.

Foto: Reprodução/ Agência SenadoRodrigo Pacheco
Rodrigo Pacheco

“O governo federal erra ao judicializar a política e impor suas próprias razões, num aparente terceiro turno de discussão sobre o tema da desoneração da folha de pagamento. Respeito a decisão monocrática do ministro Cristiano Zanin e buscarei apontar os argumentos do Congresso Nacional ao STF pela via do devido processo legal. Mas também cuidarei das providências políticas que façam ser respeitada a opção do Parlamento pela manutenção de empregos e sobrevivência de pequenos e médios municípios”, escreveu Pacheco.

Júlio Arcoverde vai presidir a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO)

Júlio Arcoverde (PP) se tornou, na quarta-feira (24) , o novo presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). O deputado federal é o primeiro piauiense a assumir o cargo.

O deputado ressaltou o propósito de atender a pautas como a fome, geração de empregos, saúde, educação  e segurança pública.

Foto: Partido Progressistas.Júlio Arcoverde.
Júlio Arcoverde (PP).

“Nosso compromisso é liderar a CMO com foco no desenvolvimento do país, priorizando áreas como o combate à fome, geração de empregos, saúde, educação, segurança pública e inovação tecnológica. Como primeiro deputado federal do Piauí a assumir essa importante função, estou determinado a representar nosso estado e enfrentar esses desafios com coragem e dedicação, afirmou”.

Até mais!

Comente