Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Política em pauta

Política em pauta

O blog "Política em Pauta", liderado pelo experiente repórter Guilherme Freire, oferece análises detalhadas e uma abordagem imparcial. Focado em fornecer informações abrangentes sobre o cenário político, o blog aborda decisões cruciais, agendas, polêmicas, assuntos urbanos e leis em discussão.

Ciro Nogueira questiona governo Lula sobre mortes de Ianomâmis

Novo Código Eleitoral, sugerido por Marcelo Castro, pode ser votado ainda neste mês.


O senador presidente do Partido Progressistas, Ciro Nogueira, cobrou o governo Lula, por meio de suas redes sociais, sobre as mortes dos ianomâmis, na quinta-feira (04).

O número de mortes da tribo que habita a floresta amazônica cresceu 6%  no ano de 2024. Os dados foram usados por Nogueira para confrontar a atual gestão do governo federal.

Foto: Reprodução/ Agência BrasilSenador Ciro Nogueira.
Senador Ciro Nogueira.

“Esse governo prometeu sonho mas só entregou pesadelos. Taxou a shopee, taxou os motoristas de aplicativo, dengue para todo lado, vacina nenhuma, receber um ditador como Maduro, com tapete vermelho. E o aumento de morte dos ianomâmis, não era culpa do Bolsonaro, do nosso governo? E agora aumentou, é o que?”

Na postagem, o senador também criticou posicionamentos do presidente Lula em relação à guerra entre Israel e Hamas. “Receber elogio de um grupo terrorista como o Hamas, comparar o que está acontecendo entre Israel e Palestina com Hitler, com o Holocausto, não tem explicação”.

Novo Código Eleitoral pode ser feita ainda neste mês

Liderado pelo senador Marcelo Castro, o Novo Código Eleitoral pode ser votado ainda em abril. 

O objetivo é reunir em um só documento as leis do código eleitoral; a lei de fornecimento gratuito de transporte a eleitores das zonas rurais, em dias de eleição; a lei da inelegibilidade; a lei dos partidos políticos; a lei das eleições; a lei do plebiscito, referendo e iniciativa popular e a lei de combate a violência política contra a mulher.

Foto: Reprodução/Redes sociaisSenador Marcelo Castro (MDB)
Senador Marcelo Castro (MDB)

Entre as mudanças, estão o limite unificado de oito anos para inelegibilidade, prazo unificado de seis meses para desincompatibilização. A Câmara aprovou, em 2021 o novo código eleitoral que traz as leis consolidadas e está no senado, desde então.

Além da atualização, serão sugeridas emendas da constituição, como a que acaba com a reeleição para prefeitos, governadores e presidente da república, estabelecendo mandato de cinco anos para os cargos em questão, além de vereadores e deputados. A emenda também visa mudar o tempo de mandato dos senadores para 10 anos.

TRE-PI empossa novos desembargadores

Os desembargadores Sebastião Martins e Ricardo Gentil serão empossados no TRE-PI na segunda-feira (08). 

Os nomes assumirão os cargos de Presidente e Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TRE-PI, respectivamente, até 2024. A solenidade será conduzida pelo Desembargador Erivan Lopes, que naquela ocasião, fará sua última atividade como Presidente do TRE-PI.

Foto: ReproduçãoSebastião Martins e Ricardo Gentil.
Sebastião Martins e Ricardo Gentil.

Sebastião Ribeiro Martins exerceu o cargo de Juiz de Direito e Juiz Eleitoral em várias Comarcas do Estado do Piauí, foi corregedor geral da Justiça do Estado do Piauí, além de ter sido Presidente da Associação dos Magistrados Piauiense (AMAPI), entre 2006 e 2010.

Ricardo Gentil Eulálio Dantas foi Juiz-Adjunto da 1ª a 4ª entrância em várias Comarcas no interior do estado do Piauí.

Até mais!

Comente