Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Política em pauta

Política em pauta

O blog "Política em Pauta", liderado pelo experiente repórter Guilherme Freire, oferece análises detalhadas e uma abordagem imparcial. Focado em fornecer informações abrangentes sobre o cenário político, o blog aborda decisões cruciais, agendas, polêmicas, assuntos urbanos e leis em discussão.

AGRO x MST: Aprovado PL que coíbe invasões a propriedade rurais

Fábio Novo se reune com pré-candidatos do Agir e Senado aprova PEC sobre drogas.


Foi aprovado, na terça-feira (17) o projeto de lei que coíbe invasões a propriedades rurais, de autoria do deputado Zucco (PL-RS). A medida significa um ponto para o agro, na guerra contra o Movimento Sem Terra (MST) entre outros movimentos sociais que realizam ocupações de terras.

O deputado federal Júlio Arcoverde definiu como “crimes”, as ações realizadas pelos movimentos sociais que ocupam terras.

Foto: Partido Progressistas.Júlio Arcoverde.
O deputado do PP comemorou a aprovação do PL na Câmara.

“As invasões de terras por movimentos sociais representam um desafio em nosso país. Esse projeto visa prevenir esses crimes e garantir o respeito à propriedade privada. É essencial assegurar a segurança dessas propriedades”, afirmou.

As disposições do projeto incluem a proibição de recebimento de auxílios, benefícios ou participação em programas sociais federais, bem como a impossibilidade de nomeação para cargos públicos ou contratação com o poder público.

As restrições também se estenderão a faixas de domínio das rodovias, que são frequentemente obstruídas por manifestantes de diversas causas.

Fábio Novo se reúne com pré-candidatos do Agir

Nesta quarta-feira (17), o pré-candidato do PT se encontrou com mais de 40 pré-candidatos a vereador do partido Agir, em Teresina. 

A reunião teve a proposta de alinhar interesses em comum e fortalecer o que Novo chama de “frente ampla”.

Foto: Reprodução/Redes Sociais.A reunião teve como pauta o alinhamento de interesses da base.
A reunião teve como pauta o alinhamento de interesses da base.

“Essa reunião foi fundamental para unificar nossos propósitos e fortalecer o trabalho em prol de uma Teresina melhor para todos”, comentou Fábio Novo.

PEC das drogas segue para a Câmara dos Deputados

A novela da PEC das drogas terá um novo capítulo! Após votação, no Plenário do Senado Federal, foi aprovada a PEC 45/2023, que insere no art. 5º da Constituição a determinação de que é crime a posse ou porte de qualquer quantidade de droga ou entorpecente “sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”.

De acordo com o Senado, a proposta do senador e presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), venceu por 53 a 9 em primeiro turno. No segundo turno, o resultado foi de 52 a 9 e a PEC segue para a Câmara dos Deputados.

Foto: Senado Federal.O projeto é de autoria do presidente da casa, Rodrigo Pacheco.
O projeto é de autoria do presidente da casa, Rodrigo Pacheco.

“O usuário não será, jamais, penalizado com o encarceramento, não há essa hipótese. O usuário não pode ser criminalizado por ser dependente químico; a criminalização está no porte de uma substância, tida como ilícita, que é absolutamente nociva por sua própria existência”, comentou Pacheco..

Até mais!

Comente