Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Mente Aberta

Mente Aberta

Sou Catharine Muller, psicóloga especialista em neuropsicologia. Estarei aqui com vocês para compartilhar um pouco da minha experiência clínica, de aproximadamente quinze anos de atendimento psicológico. Falar sobre saúde é imprescindível, não somente sobre transtornos mentais. Ajudo as pessoas a desenvolverem uma boa relação com as suas emoções, demonstrando a importância no desenvolvimento do ser humano.

Psicóloga Catharine Muller dá dicas de como agir com a autocobrança

A autocobrança para começar o quanto antes a realizar tudo o que foi prometido a si mesmo.


Ano novo! Novas possibilidades?

O ano começa e com ele vem a idéia de um cenário novo, com possibilidades e a vontade de fazer diferente. É assim com você também?

Naturalmente o ambiente virtual e o real despejam uma avalanche de informações... Impondo novas metas, ser mais produtivo e interessante. O ano ainda nem começou, mas a ansiedade começa a bater à porta. A autocobrança para começar o quanto antes a realizar tudo o que foi prometido a si mesmo e por vezes aos outros, também chega sem pedir permissão. 

Te convido nesse momento a uma reflexão sobre esse assunto:

Que tal ir realizando suas metas por etapas?

Começar por onde é mais suportável e adaptável ao seu cotidiano.

Cada pessoa tem uma rotina, às vezes aquilo que seu amigo aplica na vida dele, pode não se aplicar na sua, ou mesmo fazer sentido pra você!

A cada etapa, ou parte da meta realizada, é importante que você perceba  que está evoluindo; pois, se trata de um começo.

Entender que: é através das partes que conseguimos juntar o TODO. Um processo de ajustamento de modo integrado, entre o corpo e a psiquê. Saiba que a mente é sensível a mudanças ainda que sutis, e durante essa caminhada você pode se deparar com crenças negativas, como:

- "Não vou conseguir, não vai dar certo, nunca vou chegar lá..."

Por esse motivo é tão importante reconhecer seus pequenos avanços!

Todo fim te dará a oportunidade de um recomeço!

Comente