Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Mente Aberta

Mente Aberta

Sou Catharine Muller, psicóloga especialista em neuropsicologia. Estarei aqui com vocês para compartilhar um pouco da minha experiência clínica, de aproximadamente quinze anos de atendimento psicológico. Falar sobre saúde é imprescindível, não somente sobre transtornos mentais. Ajudo as pessoas a desenvolverem uma boa relação com as suas emoções, demonstrando a importância no desenvolvimento do ser humano.

Qualidade de vida: Atividade física e saúde mental

Os exercícios ajudam a melhorar a autoestima, a imagem corporal e a cognição.


Desde a infância somos levados a nos movimentar constantemente, seja para ir de um lugar ao outro, brincar, espairecer, encontrar as pessoas... Muitas vezes é nesse contexto que somos apresentados a alguma atividade física. Seja através de uma brincadeira, ou porque a escola exige. E dependendo do que  é ofertado no ambiente vai acontecendo um processo de identificação ou de distanciamento dessa prática. 

A maioria das pessoas cresce sem essa referência ou até mesmo com uma aversão sobre o assunto, pois o link de identificação não aconteceu. E com isso o corpo precisa lidar "sozinho" com as emoções  e um organismo sobrecarregado pelo excessos gerados ao longo da vida. E na idade adulta essa conta chega cobrando mudanças no estilo de vida. 

Recomeçar se torna uma palavra de ordem. E nesse momento é confuso saber por onde começar, pois as identificações com a prática de atividade física são frágeis. Porém é importante saber que escolhas para esse começo existem, e você nunca se arrependerá de começar e  recomeçar quantas vezes for preciso! Vale sim chamar um amigo pra caminhar, ou mesmo seu pet, entrar pra um grupo que pratique algo ,entrar  naquela academia do bairro que você sempre passa em frente, mas ainda não conheceu.

Por que praticar? 

Porque cuidar do corpo vai te ajudar o cérebro no processamento e ajuste  das suas emoções, principalmente quando o assunto inclui a ansiedade ou a depressão, por exemplo. Porque vai ser o seu momento de se priorizar e ajudar o teu metabolismo a trabalhar ao seu favor.

Cada um tem o seu próprio ritmo, e fortalecer o seu corpo significa também fortalecer a relação consigo mesmo.

Comente