Piauiense Juliana Viana faz história e se torna a primeira brasileira campeã pan-americana de Badminton
Com o ouro, a atleta se junta a um seleto grupo de campeãs fora do eixo Canadá-Estados Unidos.
A atleta piauiense Juliana Viana escreveu seu nome na história do esporte brasileiro ao se tornar a primeira brasileira campeã do Campeonato Pan-Americano de Badminton na categoria simples. A conquista inédita veio neste sábado (12), após uma vitória emocionante sobre a canadense Wen Zhang por dois sets a um, com parciais de 21/19, 15/21 e 21/8.
Juliana, de apenas 20 anos, protagonizou uma campanha brilhante. Na primeira rodada, venceu a mexicana Cecília Madera; nas oitavas, superou a canadense Chloe Hoang; nas quartas, derrotou a americana Diana Gupta; e na semifinal, bateu a experiente canadense Michelle Li, uma das favoritas ao título.

Com o ouro, a piauiense se junta a um seleto grupo de campeãs pan-americanas fora do eixo Canadá-Estados Unidos. Até então, apenas Debra O’ Connor, de Trinidad e Tobago, e Claudia Rivero, do Peru, haviam alcançado o feito.
Além do título, a jovem atleta ganha destaque internacional e fortalece suas chances de representar o Brasil em competições futuras, como os Jogos Pan-Americanos e até os Jogos Olímpicos. A Confederação Brasileira de Badminton celebrou a conquista como “um dia histórico para a modalidade no país”.