PM resgata mais de 50 aves silvestres mantidas em cativeiros ilegais em Teresina

A ação foi motivada por denúncias anônimas sobre a criação irregular desses animais.

A Polícia Militar do Piauí, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental, realizou a apreensão de mais de 50 aves silvestres na zona rural de Teresina e em um bairro da zona sul da cidade, em resposta a denúncias anônimas sobre cativeiros. 

As investigações começaram após informações indicarem a existência de aves silvestres mantidas em cativeiro no Povoado Gurupa, zona rural da capital.

Foto: Reprodução/ PM-PI
PM resgata mais de 50 aves silvestres mantidas em cativeiros ilegais em Teresina.

A equipe confirmou a situação e elaborou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o responsável pela prática ilegal, procedendo à apreensão das aves.

Já em Teresina, outra denúncia semelhante levou os policiais até o bairro Saci, zona sul da cidade, onde identificaram um cativeiro de aves silvestres.

Foto: Reprodução/ PM-PI
PM resgata mais de 50 aves silvestres mantidas em cativeiros ilegais em Teresina.

As aves foram conduzidas ao Centro de Triagem Animal Setas, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para reabilitação e, posteriormente, reintegração segura ao meio ambiente.

Orientações 

O Tenente Cirilo do Batalhão de Policiamento Ambiental destaca a importância de ações como essa para combater a criação ilegal de animais silvestres. Ele alerta que a prática é criminosa e sujeita os envolvidos a penalidades. 

O oficial recomenda que cidadãos que possuem animais silvestres realizem a entrega voluntária aos órgãos ambientais para evitar sanções criminais ou penais, contribuindo para a preservação da fauna local.

Leia também