Operação desarticula esquema de desvio milionário na iluminação pública no Piauí

A investigação aponta uma organização criminosa composta por agentes públicos.

Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (07) uma operação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Piauí (MP-PI), em combate ao desvio de recursos públicos que seriam destinados à iluminação pública da cidade de Luís Correia, no Norte do Piauí.

De acordo com o Ministério Público, a operação deve cumprir oito mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva e 10 mandados de sequestro de bens. As ações foram realizadas em Luís Correia, Parnaíba e Teresina.

Foto: Divulgação/ Ascom
Operação desarticula esquema de desvio milionário na iluminação pública no Piauí.

A investigação aponta uma organização criminosa composta por agentes públicos, empresas com atuação no município e seus sócios-proprietários, que teriam realizado os desvios por meio de fraude à licitação, corrupção ativa e corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

As licitações estariam sendo direcionadas a empresas da organização criminosa, com sobre preço pelo ente municipal. Parte do recurso público foi remetido a agentes públicos que ocupavam cargos na estrutura da prefeitura.

Leia também