Homem é condenado a 80 anos de prisão por chacina no Sul do Piauí
Crime ocorreu em Baixa Grande do Ribeiro e teria sido motivado por conflito agrário entre famílias.
O Tribunal do Júri condenou Euton Marcos Santos Lira a 80 anos de prisão por quatro homicídios duplamente qualificados, ocorridos em abril de 2023, no município de Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí. As vítimas foram o produtor rural Luiz Pedro Dalcin, de 61 anos, seus filhos Luiz Antônio, de 34, e Gustavo Dalcin, de 38, além de um funcionário da família, Leonilton Sousa da Silva, de 33.
As investigações do Ministério Público do Piauí (MPPI) apontaram que os assassinatos estão ligados a disputas por terras na região do cerrado piauiense, uma das principais áreas produtoras de soja do estado. O Conselho de Sentença reconheceu os homicídios como qualificados por motivo fútil e por impossibilitar a defesa das vítimas.
De acordo com a Polícia Civil, o crime foi planejado por Jhon Lennon dos Santos Abreu, genro de um funcionário da família Dalcin, após um desentendimento envolvendo questões judiciais e ameaças entre as famílias. Ele teria contratado Euton Marcos para executar os assassinatos. Outros dois denunciados, Jhon Lennon e Lúcio Batista Fialho, ainda aguardam julgamento. Um quarto envolvido, Velton Avelino de Sousa, morreu após o crime.
No dia da chacina, as vítimas foram mortas a tiros dentro da casa onde moravam. Duas pessoas conseguiram fugir pulando o muro da residência. Segundo o MPPI, os acusados invadiram o local encapuzados e atiraram contra as vítimas, sem chance de defesa. O caso continua sendo acompanhado pelas autoridades.