Adolescente de 15 anos é morto a tiros em pista de skate em Teresina

O jovem foi surpreendido por dois homens que chegaram ao local em uma moto.

Um adolescente identificado apenas como Bruno, de 15 anos, morreu após ser baleado enquanto frequentava uma pista de skate, localizada no Ginásio Edmilson Jorge, no bairro Dirceu I, na zona Sudeste de Teresina.

De acordo com informações da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), o jovem estava com amigos praticando o esporte, quando dois homens não identificados  chegaram em uma motocicleta e efetuaram dois tiros de arma de fogo contra o adolescente.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado por uma moradora, mas ao chegarem no local, o adolescente já estava sem vida. A área foi isolada para a chegada da perícia criminal. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

A Associação Teresinense de Skate informou ao Correio Piauiense que o garoto era recém praticante de skate. “Ele era recém chegado no skate, foi morto na pista! Isso é impactante. Causa-nos um misto de sentimentos e nos sensibiliza muito enquanto comunidade Skateboard, esportistas e incentivadores do lazer. Esporte é vida! Não combina com morte e violência!”, declararam.

Confira a nota na íntegra:

Ele era recém chegado no skate, foi morto na pista! Isso é impactante. Causa-nos um misto de sentimentos e nos sensibiliza muito enquanto comunidade Skateboard, esportistas e incentivadores do lazer. Esporte é vida! Não combina com morte e violência!

Tem gente inocente exposta a riscos decorrentes dessa negligencia com juventudes. A tragédia anunciada, na pista de skate mal iluminada. Se a pista de skate não tem nem refletores de iluminação, como terá segurança eficiente!?

Essa soma de fatores e várias situações de negligência do poder público foi um dos motivos da morte do adolescente. Além da falta iluminação adequada, falta boa vontade! A prefeitura entregou uma pista de skate inacabada, faltando coletores de lixo, que é algo bem simples, barato, imagina aí. Não dá mesmo para falar em segurança publica, que é um serviço mais complexo.

Teresina está cheia de Pista de skate ruim, com rachaduras e buracos no piso, falta de manutenção, má iluminação. Falta o básico. E a correta manutenção dos espaços públicos começa pelo diálogo com quem usa esses locais.

Um espaço bem cuidado e ocupado positivamente, estará sempre movimentado e assim está menos suscetível ao desvirtuamento do uso. A sensação de impotência que nos afeta, é por entender que falta interesse em evitar tragédias.

Fica a esperança de algum dia, alguma coisa sensibilizar os gestores públicos, com relação às necessidades de espaços adequados para esporte e lazer. Talvez não a morte de mais um adolescente vulnerável, preto, da periferia. Isso não sensibiliza político. Mas algo haverá de sensibilizar esses gestores para as políticas integradas, que promovam esportes, lazer, cultura e educação eficientes e acessíveis para toda sociedade, especialmente para crianças e adolescentes.

Leia também