Teresina implementará educação integral em escolas municipais
Prefeitura publica decreto para implementação da Educação Integral nas escolas municipais.
A Prefeitura Municipal de Teresina divulgou o decreto nº 26.180, de 26 de abril de 2024, no Diário Oficial do Município, estabelecendo diretrizes para a implementação da Educação Integral nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino da capital.
O documento, elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semec) (Semec), delineia as características da educação integral a ser desenvolvida nas escolas, bem como os princípios, diretrizes, público-alvo, currículo, metodologias de funcionamento e proposta pedagógica e do regimento escolar.
Segundo Regina Amorim, Coordenadora das Escolas de Tempo Integral da Semec, o decreto serve como base para futuras normativas e políticas de melhoria das escolas de tempo integral. Além disso, é um requisito para a participação de Teresina no Programa Escola em Tempo Integral do Ministério da Educação, visando aprimorar a infraestrutura escolar e a qualidade do ensino.
O Programa Escola em Tempo Integral, além de atender à meta 6 do Plano Nacional de Educação, destinará cerca de R$ 12 milhões para Teresina, distribuídos ao longo de 24 meses. Esses recursos serão utilizados para melhorar as estruturas das escolas de tempo integral, com 2117 matrículas pactuadas em 18 escolas.
A Coordenadora das Escolas de Tempo Integral da Semec, informa que os diretores das escolas já foram instruídos sobre o Programa e as formas de utilização da assistência. Os próximos passos incluem um levantamento das necessidades das escolas, planejamento da assistência pela Gerência de Manutenção e alinhamento da utilização dos recursos com as direções das unidades.