📚 Só 5% dos alunos saem do ensino médio sabendo matemática suficiente, diz estudo

Esse é o retrato que um novo estudo divulgado nesta segunda-feira (28), Dia Mundial da Educação.

Imagine uma sala com 100 alunos no último ano do ensino médio. Agora saiba: apenas 5 deles conseguem aprender matemática no nível que seria considerado bom para essa etapa. Os outros 95 terminam a escola sem o conhecimento mínimo esperado na disciplina.

Esse é o retrato que um novo estudo divulgado nesta segunda-feira (28), Dia Mundial da Educação, trouxe sobre a situação do ensino no Brasil. A pesquisa foi feita pela ONG Todos Pela Educação e pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional).

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
 Só 5% dos alunos saem do ensino médio sabendo matemática suficiente, diz estudo. 

O levantamento analisou provas feitas por estudantes em 2023 e confirmou o que muita gente já suspeitava: a matemática ainda é um dos maiores desafios da educação brasileira.

O que os dados mostram?

  • No 9º ano do ensino fundamental (o último ano antes do ensino médio), 16% dos alunos têm o nível de aprendizado adequado em matemática.
  • No 3º ano do ensino médio (quando o aluno deveria sair preparado para faculdade e mercado de trabalho), o número desaba: apenas 5% aprendem o esperado.
  • E tem mais: a maioria dos estudantes brasileiros — 59% — termina a educação básica com desempenho considerado insuficiente em matemática.

E em português?

A situação é um pouco melhor, mas também preocupante:

Em português, 33% dos estudantes estão no nível insuficiente.
Ou seja, mesmo na língua que falamos todos os dias, muita gente ainda enfrenta dificuldades.

As desigualdades também pesam

O estudo mostrou que cor e renda fazem diferença na aprendizagem:

  • Entre estudantes brancos, 8% aprenderam matemática adequadamente.
  • Entre estudantes pretos, apenas 3% conseguiram atingir esse nível.

A renda também influencia: no 5º ano do fundamental, 52% dos alunos mais ricos atingem o nível esperado em matemática, contra 32% dos alunos mais pobres.

Por que a matemática é tão difícil para tantos?

Segundo o pesquisador Ernesto Martins Faria, do Iede, o Brasil já sabe há décadas que matemática é um ponto fraco. Desde os primeiros testes de avaliação educacional no país, a disciplina sempre teve resultados piores do que português.

Ele explica que o ensino da matemática precisa ser prioridade urgente para governos e escolas. "Se a gente não tratar isso como emergência, vamos continuar vendo gerações inteiras saindo da escola sem o conhecimento básico", alerta.

Houve algum avanço?

Sim, mas muito pequeno:

  • Em matemática, só 4 estados conseguiram melhorar um pouquinho os resultados nos últimos anos: Ceará, Goiás, Alagoas e Maranhão.
  • E mesmo assim, o avanço foi de menos de 0,5 ponto percentual.

Já em língua portuguesa, 11 estados conseguiram melhorar o desempenho dos estudantes.

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