Saiba como tirar o RG digital através da plataforma Gov.Pi Cidadão

O atual modelo tem validade até 2032 e pode ser emitido na versão física e digital.

A plataforma online Gov.Piauí Cidadão Já está disponibilizando a emissão do RG digital. Além da emissão do RG, a plataforma oferece vários outros serviços dentro do ambiente virtual.

O novo documento, agora chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), é o novo modelo do Registro Geral (RG) e adota também o número de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) com a nova emissão do documento reconhecido em todo o Brasil, permitindo ainda reunir outros documentos como Título de Eleitor, Numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, NIS/PIS/PASEP, entre outros, para pessoas com deficiência de pagamento sanguíneo.

Foto: Reprodução/ Internet
Plataforma Gov.Pi Cidadão.

O novo documento também pode ser emitido em formato físico, pois possui o mesmo layout e segurança, sendo válido até 2032. A versão impressa ou em policarbonato (plástico) atende à demanda das pessoas que não têm acesso à internet ou não possuem smartphones e computadores.

O documento digital pode ser obtido através do aplicativo gov.br, mas somente após a emissão da carteira física. A migração para a carteira de identidade digital é totalmente gratuita após a atualização ou emissão da primeira via da carteira física.

O cidadão deverá comparecer aos postos físicos de emissão do RG nos municípios do estado do Piauí com a seguinte documentação: certidão de nascimento ou de casamento originais com selo de verificação, CPF e comprovante de endereço.

Uma outra novidade é que o novo modelo de RG é mais inclusivo: símbolos que identifiquem deficiências também poderão ser solicitados no momento da emissão. Para requisitar, basta informar ao profissional que estará realizando esse trabalho e apresentar um laudo médico que comprove a deficiência.

Leia também