Saiba como ter acesso ao auxílio-funeral em Teresina
Benefício é destinado aos cidadãos que não têm condições de arcar com despesa decorrentes do óbito.
Famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade podem solicitar o auxílio-funeral, disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). O benefício é destinado aos cidadãos residentes na capital que não têm condições de arcar com despesas decorrentes do óbito.
O auxílio dá direito ao velório, assepsia e translado do corpo para o sepultamento, além da inclusão em serviços socioassistenciais. A Prefeitura se responsabiliza apenas pelos corpos de pessoas que tiveram óbitos na capital, e o IML deverá solicitar à Semcaspi, via ofício, o sepultamento por meio do benefício auxílio-funerário.
Para ter direito ao Auxílio Funerário, é necessário atender aos seguintes critérios: ser inscrito no Cadastro Único, ter renda de meio salário mínimo e ter óbito no município de Teresina. Para fazer o pedido, é necessário apresentar:
- Declaração de óbito;
- Cópia dos documentos pessoais (do requerente e do falecido);
- Comprovante de endereço atualizado;
- Declaração de Beneficiário do PBF e/ou cópia do comprovante de rendimento das pessoas que trabalham na família.
Segundo a Prefeitura, após a apresentação dos documentos, o pedido passará por uma avaliação técnica com a assistente social, que irá verificar a veracidade dos dados.
A solicitação deve ser feita no plantão social, localizado na sede do Plantão Funerário, no setor do Auxílio Funerário, situado na rua Primeiro de Maio, nº 291, Centro/Sul, com o ponto de referência ao lado do Ambulatório Azul do HGV. O serviço pode ser solicitado durante 24 horas.
Dados
Os dados da Gerência de Proteção Social Básica da Semcaspi indicam que, em 2022, a Semcaspi ofertou 497 urnas, sendo 357 adultas sem Covid-19, 119 adultas com Covid-19 e 21 infantis. Este ano, até agosto, foram distribuídas 332 urnas, sendo 261 adultas sem Covid-19, uma urna com Covid-19 e 70 urnas infantis.