Rios do Norte do Piauí apresentam cota de alerta e inundação; confira
Em Teresina, os rios Parnaíba e Poti devem diminuir o nível, nos próximos dias.
O Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba emitiu mais um boletim de alerta, na manhã desta quinta-feira (18), onde consta que o Norte do estado tem rios com cota de alerta e de inundação.
Em entrevista ao Correio Piauiense, o Engenheiro Hidrólogo Claudio Damasceno de Souza, explica que o rio Longá, em Esperantina, está em estado de atenção (2cm abaixo da cota de alerta). Já o rio Marathaoan, em Barras, está em estado de alerta e deve entrar em estado de inundação nas próximas 8 horas. A cheia do rio Parnaíba já está causando inundação em Luzilândia.
Segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), a Barragem de Boa Esperança se encontra em 92,61% de seu volume útil.
Teresina
Na capital, o rio Parnaíba deve apresentar redução, já o rio Poti, deve ter recessão, com cota de 4,87 m, podendo chegar a 4,44m nas próximas 10 horas.
Em Coelho Neto-MA, Floriano, Barão de Grajaú-PI, o rio deve ter equilíbrio seguido de redução. O trecho de Luzilândia segue a mesma previsão mas está 19 cm acima da cota de inundação.