Professora Nadir Nogueira é eleita primeira reitora da UFPI em 53 anos
Eleição marca história da universidade com primeira gestão feminina.
Na noite dessa quarta-feira (16), a professora Nadir Nogueira fez história ao ser eleita a primeira mulher reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em seus 53 anos de existência. Liderando a chapa 2 ao lado do professor e vice-reitor eleito Edmilson Moura, Nadir já ocupou o cargo de vice-reitora da UFPI por dois mandatos, entre 2012 e 2020, na gestão do ex-reitor Arimatéia Lopes.
Após vencer a consulta prévia, o nome de Nadir Nogueira, assim como das outras candidatas, passará pelo Conselho Universitário (Consun) da UFPI, que enviará uma lista tríplice ao Ministério da Educação (MEC) para nomeação. Embora a opinião da comunidade acadêmica seja considerada, o MEC tem a prerrogativa de escolher qualquer uma das candidatas da lista tríplice.
A eleição foi marcada pela presença de três chapas, todas lideradas por mulheres. Além da chapa vencedora, concorreram as chapas 1, com os professores Lívia Nery e Welter Cantanhêde, e 3, com os professores Flávia Lorenne e Viriato Campelo, atual vice-reitor da UFPI.
A chapa eleita administrará a UFPI de 2024 a 2028, sucedendo à gestão do atual reitor Gildásio Guedes, que está no cargo desde 2020 e concluirá seu mandato no final de 2024.