Procon apreende 184 botijões de gás em operação no Piauí

A fiscalização encontrou irregularidades em cinco de 12 revendas de gás.

Durante uma ação de fiscalização realizada pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), 184 botijões de gás de cozinha foram apreendidos nos municípios de Angical, São Pedro, São Gonçalo e Agricolândia, no Piauí. A fiscalização ocorreu entre os dias 15 e 19 de julho, como parte da sétima fase da Operação Gás Legal.

A fiscalização identificou irregularidades em cinco dos 12 estabelecimentos visitados. As principais infrações foram a venda de gás sem autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a ausência de extintores de incêndio e a falta de alvarás emitidos pelos órgãos estaduais e municipais.

Foto: Divulgação/ Ministério Público
Procon apreende 184 botijões de gás em operação no Piauí.

Os botijões apreendidos foram levados para depósitos autorizados. Os estabelecimentos autuados têm 15 dias úteis para apresentar defesa às Promotorias de Justiça.

Perigos da revenda irregular de gás de cozinha

A revenda de botijões de gás de cozinha sem a devida regulamentação e autorização pode representar sérios riscos para a segurança pública. A falta de medidas de segurança, como extintores de incêndio, e a ausência de documentação adequada podem aumentar o risco de acidentes, como vazamentos e explosões.

Além disso, a comercialização de produtos não homologados compromete a qualidade e a segurança do gás utilizado, podendo levar a situações perigosas para os consumidores.

Leia também