Ponte Estaiada se ilumina de verde em memória às vítimas de acidente de trabalho

Campanha "Abril Verde" busca conscientizar sobre os riscos do trabalho irregular.

O Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho é lembrado neste domingo (28), marcando a campanha "Abril Verde". Em Teresina, a Ponte Estaiada receberá uma iluminação verde até o dia 30 de abril, em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho.

O mês de abril é dedicado à conscientização sobre os riscos do trabalho irregular e aos adoecimentos ocupacionais. Com o lema "Adoecimento também é acidente de trabalho", a campanha, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), busca alertar a população sobre os altos índices de acidentes de trabalho e homenagear as vítimas.

Foto: Reprodução/ Ascom
Ponte Estaiada em Teresina.

A solicitação para iluminar a Ponte Estaiada partiu do Ministério Público do Trabalho (MPT) como parte das ações do "Abril Verde". A iniciativa visa promover reflexões sobre os adoecimentos mentais ocasionados pelo trabalho, como a Síndrome de Burnout, estresse e ansiedade.

A procuradora do Trabalho Maria Elena Rêgo destaca a importância do acompanhamento médico dentro do ambiente de trabalho para prevenir adoecimentos ocupacionais. "A campanha do MPT quer reforçar a importância do acompanhamento médico dentro do ambiente de trabalho, inclusive no que se refere aos transtornos mentais", ressalta.

Dados 

Segundo dados do INSS, de 2012 a 2022, foram registrados mais de 6 milhões de acidentes de trabalho no país, resultando em mais de 2 milhões de afastamentos e 25 mil mortes. Os gastos com benefícios decorrentes desses acidentes alcançaram R$ 136 bilhões.

Leia também