Piauí oferece mais de 10 mil vagas no Sisu; inscrições começam sexta-feira (17)
UFPI, UESPI e UFDPar são as instituições participantes no estado.
Começam nesta sexta-feira (17) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, que oferta vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.
No Piauí, serão disponibilizadas 10.295 vagas para cursos em três universidades públicas. As inscrições vão até o dia 21 de janeiro e devem ser realizadas pelo site do Sisu.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as vagas no estado estão distribuídas entre:
- Universidade Federal do Piauí (UFPI): 5.334 vagas, com 89 cursos presenciais e dois na modalidade a distância.
- Universidade Estadual do Piauí (UESPI): 3.955 vagas, em 104 cursos diferentes.
- Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar): 1.036 vagas.
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) não participa do SiSU desde 2023, adotando um processo seletivo próprio que não utiliza as notas do Enem.
Quem pode participar?
Podem concorrer às vagas do Sisu os estudantes que fizeram o Enem 2024 e não zeraram a redação. Durante o período de inscrições, o candidato pode escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência.
É possível alterar as escolhas até o último dia, e apenas a última atualização será válida.
Calendário do SiSU
- Inscrições: 17 a 21 de janeiro.
- Divulgação do resultado: 26 de janeiro.
- Período de matrícula: 27 a 31 de janeiro, diretamente nas instituições.
- Lista de espera: Manifestação de interesse entre 26 e 31 de janeiro.
A convocação de candidatos em lista de espera será feita diretamente pelas universidades participantes, com início previsto para 11 de fevereiro.
Regras das vagas e cotas
Além das vagas gerais, o Sisu reserva uma parte das oportunidades para ações afirmativas, conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). No mínimo 50% das vagas de cada curso são destinadas a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas.
Metade dessas vagas é voltada para candidatos de famílias com renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
As universidades também podem adotar políticas específicas, como bônus na nota para estudantes de determinadas regiões ou condições, dependendo de seus critérios internos.
Como se inscrever?
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Sisu (sisu.mec.gov.br), preencher os dados necessários e escolher as opções de curso.
Durante o período de inscrições, o sistema calcula diariamente as notas de corte para cada curso, permitindo que os candidatos ajustem suas escolhas até o último dia.