Piauí enfrenta calor de até 39ºC e baixa umidade; Inmet emite três alertas

Defesa Civil orienta cuidados com hidratação, exposição ao sol e risco de incêndios florestais.

O Piauí deve enfrentar nos próximos dias temperaturas elevadas e baixa umidade do ar, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão aponta máximas de 38ºC em Teresina nesta quarta (10) e quinta-feira (11), com umidade mínima de 20%.

No Norte do estado, cidades como Campo Maior, Parnaíba, Piripiri e Altos devem registrar temperaturas acima dos 38ºC. Em Pedro II, a máxima prevista é de 37ºC. Já no Sul, os termômetros podem chegar a 39ºC em Oeiras, Bom Jesus e Valença do Piauí.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio Piauiense
Vista da cidade de Teresina.

Diante do cenário, o Inmet emitiu três alertas:

Laranja (Perigo): umidade entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e problemas à saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos e vias respiratórias.

Amarelo (Perigo Potencial): umidade entre 30% e 20%.

Ventos costeiros: risco de movimentação de dunas sobre construções na orla de cidades como Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba.

Os alertas seguem até às 10h desta quinta-feira (11).

De acordo com a Defesa Civil, a orientação é reforçar os cuidados durante o período mais crítico. Entre as recomendações estão: beber bastante água, evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h, usar umidificadores de ar ou toalhas úmidas em casa, e procurar atendimento médico em caso de problemas respiratórios.

Em caso de incêndios em áreas de mata, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Leia também