Inscrições para o Sisu terminam hoje (21); Piauí oferece mais de 10 mil vagas

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet e são gratuitas.

Hoje (21), é o último dia para as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é o processo seletivo para preencher vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. O prazo para realizar a inscrição termina às 23h59 de hoje, e aqueles que ainda não se inscreveram devem acessar o site do Sisu até o final do dia para garantir sua participação. No Piauí, o Sisu oferece 10.295 vagas distribuídas entre três universidades públicas.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) disponibiliza 5.334 vagas em 89 cursos presenciais e dois a distância. Já a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) oferece 3.955 vagas em 104 cursos, e a Universidade Federal Delta do Parnaíba (UFDpar) disponibiliza 1.036 vagas. Importante destacar que o Instituto Federal do Piauí (IFPI) não participa mais do Sisu desde 2023, adotando um processo seletivo próprio.

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Para participar, o candidato precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024 e ter obtido uma nota maior do que zero na redação. Não é permitido que o candidato esteja inscrito como treineiro, ou seja, quem ainda está cursando o ensino médio não pode participar do Sisu. O candidato poderá escolher até duas opções de curso, podendo alterar as opções durante o período de inscrição.

Os resultados da chamada regular serão divulgados no dia 26 de janeiro, e os aprovados deverão realizar as matrículas entre os dias 27 e 31 de janeiro. O período da lista de espera também ocorrerá entre 26 e 31 de janeiro, para quem não foi chamado inicialmente.

Questionário socioeconômico

Uma etapa importante do processo é o preenchimento do questionário socioeconômico. Esse questionário é exigido para que o candidato informe dados sobre sua situação socioeconômica, sendo utilizado para a análise de cotas e demais políticas de inclusão. No momento da inscrição, o candidato deve preencher este questionário e escolher as duas opções de curso que deseja. Caso seja selecionado em nenhuma das opções escolhidas, o candidato poderá ainda ser convocado por meio da lista de espera, entre os dias 26 e 31 de janeiro.

Leia também