Idepi realiza licitação para construção da Barragem Nova Algodões no Piauí
Projeto de mais de R$ 207 milhões visa impulsionar desenvolvimento regional.
Após 15 anos de espera, o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) agendou para a segunda-feira (6) a licitação para a construção da Barragem Nova Algodões. Esta iniciativa, de grande relevância para a cidade de Cocal e áreas circunvizinhas, será financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com um investimento superior a R$ 207 milhões.
As obras devem começar no segundo semestre deste ano, com previsão de conclusão em 24 meses.
O impacto positivo da barragem se estenderá a diversas áreas. O projeto deve gerar empregos locais durante sua construção e, uma vez concluído, abrirá oportunidades para o desenvolvimento agrícola e outras atividades econômicas, impulsionando a economia local.
"A Barragem Nova Algodões será um marco para a região de Cocal e municípios adjacentes. Além de fornecer uma fonte segura de água para consumo, também promoverá a irrigação, piscicultura e outras atividades para a população", destacou o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio.
A licitação será o primeiro passo para a concretização do projeto. Os próximos passos incluem a avaliação das propostas das empresas interessadas e a escolha da empresa responsável pela construção.
“Após a escolha da empresa, o Idepi acompanhará a obra com sua equipe técnica para garantir que a construção siga os padrões de segurança e qualidade e que caminhe dentro do prazo estipulado trazendo os benefícios esperados para a comunidade”, frisou Eulálio.
A Barragem de Algodões, construída na década de 90, teve um trágico rompimento que resultou em nove mortes e centenas de desabrigados. Em fevereiro de 2020, o Governo do Piauí quitou as indenizações às vítimas do rompimento.