Governo do Piauí cria comitê de crise e intensifica ações após fortes chuvas

O objetivo é garantir que as vítimas recebam o apoio necessário de forma rápida e eficaz.

O governador em exercício, Themístocles Filho (MDB), reuniu gestores estaduais na manhã desta quinta-feira (16) para discutir medidas urgentes após as fortes chuvas que atingiram diversas regiões do Piauí. O município de Picos foi um dos mais afetados, com cerca de mil pessoas desalojadas devido aos alagamentos. Durante a reunião, foi decidido a criação de um comitê de crise formado por várias secretarias para coordenar as ações de ajuda às famílias afetadas.

O comitê, que será oficializado em decreto, vai envolver secretarias como Defesa Civil, Infraestrutura, Segurança Pública, Governo e Saúde. A principal missão será garantir que as vítimas recebam o apoio necessário de forma rápida e eficaz. 

Foto: Reprodução/ Ascom
Governo do Piauí cria comitê de crise e intensifica ações após fortes chuvas.

O Corpo de Bombeiros do Piauí já está atuando em Picos, Parnaíba e Santa Cruz dos Milagres, ajudando na retirada de famílias das áreas de risco e oferecendo apoio emergencial.

“Estamos fazendo o possível para ajudar quem mais precisa. As equipes estão nas ruas, removendo as pessoas das áreas de risco e garantindo que elas tenham onde ficar com segurança”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Rêgo. Ele também ressaltou que, até agora, já foram atendidas 34 ocorrências e que as equipes seguem no trabalho de socorro e monitoramento das áreas atingidas.

O secretário de Governo, Marcelo Noletto, explicou que, o governo também vai trabalhar para antecipar ações futuras, com base nas previsões do tempo, para evitar que a situação piore. A Secretaria de Saúde do Piauí está focada em prevenir doenças causadas pela água, garantindo que as pessoas afetadas recebam os medicamentos e cuidados necessários.

Leia também