G20 Social em Teresina inicia debates sobre combate à fome e a pobreza
O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), na Zona Sul.
Nesta segunda-feira (20), Teresina sedia o encontro do G20 Social, com debates centrados em estratégias de combate à fome e à pobreza. A reunião foi iniciada às 8h pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, no prédio daFederação da Indústria do Piauí (Fiepi), na Avenida Gil Martins, em Teresina.
Durante o evento, a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) apresentará propostas a serem levadas ao G20. Os ministérios integrantes da Câmara contribuirão para a formação da cesta de políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
O objetivo é adaptar iniciativas exitosas contra a insegurança alimentar e a miséria aos contextos nacionais dos países membros do G20.
Além disso, será apresentado o estudo “Medidas de Desenvolvimento Humano e políticas públicas no Piauí (2000-2024)”, que analisa o histórico do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no estado ao longo dos últimos 25 anos, destacando políticas públicas e estratégias adotadas para enfrentar a fome e a pobreza.
Participam do debate o ministro Wellington Dias, o governador do Piauí Rafael Fonteles, o secretário de Planejamento do Piauí Washington Bonfim, a presidenta do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) Luciana Servo e o diretor do FGV Social Marcelo Neri.
À tarde, haverá a reunião ampliada à sociedade civil intitulada “Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade”, também com a participação do ministro Wellington Dias.
Este encontro precede a 3ª Reunião da Força-Tarefa para a construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de maio, também em Teresina.