'Fraternidade e Amizade Social': Campanha da Fraternidade é lançada em Teresina

Ação completa 60 anos e promove reflexão sobre fraternidade e amizade social.

Na manhã desta quinta-feira (15), a Arquidiocese de Teresina lançou a Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é fraternidade e amizade social, e o lema é "Vós sois todos irmãos". A campanha faz o convite para que as pessoas reflitam sobre a importância do diálogo e evitem comportamentos que gerem intolerância e hostilidade.

A ação vai promover rodas de conversa e formação de paróquias em 37 cidades do Piauí. De acordo com o Coordenador Arquidiocesano da Campanha, Diácono Gilberto Penha, a edição comemora 60 anos da ação.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio Piauiense
Campanha da Fraternidade abrange 37 cidades do Piauí.

“Não somente na cidade de Teresina, mas em toda a arquidiocese, que contempla 37 cidades. Nós iremos trabalhar através de formações nas paróquias, nas diaconias, nas áreas pastorais, nos meios de comunicação e em associações e escolas. Estaremos divulgando e difundindo todo este trabalho da Igreja Católica Apostólica Romana”, afirmou.

Gilberto ressaltou que a parte prática da ação é a coleta nacional, que é feita todos os anos e neste ano acontecerá nos dias 23 e 24 de março. “Essa coleta nos ajuda a chegar a tantas famílias que estão carentes”.

O Papa Francisco enviou uma mensagem pedindo atenção especial aos mais fragilizados e necessitados. Ele reforçou que é preciso superar as divisões, indiferenças, ódio e violência.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio Piauiense
Arcebispo da arquidiocese de Teresina, Juarez Marques.

O arcebispo da arquidiocese de Teresina, Juarez Marques, afirmou que a campanha será realizada com base em três pilares: escutar, humildade, diálogo. “O primeiro desafio é escutar, a Quaresma nos convida a sermos mais ouvintes da palavra de Deus. A segunda atitude deve ser a de humildade, sair da nossa auto referencialidade e pensar no irmão. O terceiro aspecto é o diálogo, que é o remédio para todo e qualquer conflito, nos faz seguir ao encontro do outro, conversar sem impor minha ideia, nem suprimir a ideia dele”, concluiu.

Na última edição, em 2023, a campanha conseguiu contemplar mais de 30 associações e paróquias que estavam precisando. O valor chegou a várias famílias carentes.

Leia também