Fies 2025: inscrições começam em 4 de fevereiro com 67 mil vagas disponíveis
Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) prevê ofertar 112 mil vagas ao longo do ano.
Os estudantes interessados em financiar seus estudos no ensino superior já podem se preparar para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para o primeiro semestre de 2025. As inscrições serão abertas no dia 4 de fevereiro e seguem até o dia 7. Em 2025, o Ministério da Educação (MEC) prevê ofertar 112 mil vagas ao longo do ano.
Nesta etapa, o programa vai oferecer 67 mil vagas. Metade delas será destinada ao Fies Social, voltado para alunos com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Quem pode participar?
Para concorrer a uma vaga, é necessário:
- Ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa;
- Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição desde 2010, com pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação;
- Não ser treineiro (ou seja, estudantes que fizeram o Enem apenas para testar conhecimentos).
Como será feita a seleção?
As notas do Enem serão usadas para classificar os candidatos, levando em conta o melhor desempenho em uma das edições. Quem ainda não concluiu o ensino superior terá prioridade na seleção.
O resultado será divulgado no dia 18 de fevereiro, e os aprovados terão de complementar a inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Depois dessa etapa, será possível formalizar o contrato de financiamento.
Os estudantes que não forem selecionados de imediato entrarão automaticamente em uma lista de espera. A convocação de candidatos dessa lista vai acontecer de 25 de fevereiro a 9 de abril.
O que é o Fies?
O Fies é um programa do Governo Federal que ajuda estudantes a financiar cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas bem avaliadas. O programa foi criado para facilitar o acesso à educação superior para quem não tem condições de pagar as mensalidades.