Fernando Lima presidirá Comissão de Ética que analisará caso de Tatiana Medeiros
Vereadora está presa desde 3 de abril e é suspeita de receber apoio financeiro de facção criminosa.
O vereador Fernando Lima (PDT) foi escolhido para presidir a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Teresina. O grupo será responsável por investigar a conduta da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), que foi afastada do cargo após ser presa no dia 3 de abril pela Polícia Federal. Tatiana Medeiros é suspeita de ter recebido apoio financeiro do grupo criminoso Bonde dos 40 durante sua campanha eleitoral. A comissão foi instalada na terça-feira (8), após pedido formal do vereador Pedro Alcântara (Progressistas).
Além de Fernando Lima, a comissão será formada pelos vereadores João Pereira (PT), Samantha Cavalca (PP), James Guerra (Avante), que ocupará a vice-presidência, e Pedro Alcântara. O objetivo da comissão é apurar os fatos e decidir se haverá punições por parte do Legislativo Municipal. A criação da comissão segue o que determina o Regimento Interno da Câmara.
Com o afastamento de Tatiana Medeiros, também houve alterações nas comissões permanentes da Câmara. Fernando Lima assumiu a vaga de Tatiana na Comissão de Educação. A presidência da Comissão de Saúde, que antes era ocupada por Tatiana, passou para o vereador Carlos Ribeiro. Já na Comissão da Mulher, a substituição foi feita pela vereadora Teresinha Medeiros.
Na Justiça, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) decidiu manter a prisão de Tatiana Medeiros. A maioria dos magistrados da Corte Eleitoral negou o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa. O juiz José Maria de Araújo Costa, relator do caso, chegou a votar pela soltura com o uso de tornozeleira eletrônica, mas a proposta não foi aprovada na sessão realizada por videoconferência nesta segunda-feira (14).