Chuva em Picos deixa cerca de mil pessoas afetadas e 400 desabrigadas

Defesa Civil segue em alerta e faz levantamentos sobre os danos causados.

(Atualizada às 12h24)

Cerca de mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram Picos, acumulando mais de 100 milímetros de precipitação em menos de 24 horas. A cidade enfrenta graves consequências, com 400 pessoas desabrigadas e o solo encharcado, o que aumenta o risco de desabamentos. O último boletim da Defesa Civil do Piauí, divulgado na tarde desta quinta-feira (16), aponta que a situação continua crítica, e as autoridades seguem monitorando os danos.

De acordo com informações de Fernando Rego, da Diretoria de Resposta da Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec), as equipes ainda estão realizando o levantamento completo dos danos. "Estamos fazendo o levantamento por bairros. O trabalho continua e estamos distribuindo cestas básicas, kits de higiene e realizando um acompanhamento psicológico para as vítimas", explicou.

Foto: Reprodução/ Ascom: Defesa Civil
Equipes da Defesa Civil fiscalizam áreas de risco na cidade de Picos.

As autoridades destacam que o município ainda enfrenta dificuldades de acesso em várias regiões devido aos desmoronamentos e à precariedade das vias. A Defesa Civil segue em alerta vermelho para monitorar a situação e garantir a segurança das famílias afetadas.

Chuvas intensas causam mortes e danos 

Na última segunda-feira (13), Picos registrou 135,2 mm de chuva em 24 horas, o que causou alagamentos, queda de postes e danos em estruturas da cidade. A água invadiu ruas e casas, e uma passarela na BR-316 foi arrastada pela enxurrada.

Durante o evento, Marcone Barros, gerente da Caixa Econômica Federal, morreu ao tentar salvar seus cachorros da correnteza. Também morreu Francisco Vicente da Rocha, que tentava atravessar uma ponte submersa entre os bairros Aroeiras do Matadouro e Canto da Várzea, atingida pela água e por fios elétricos caídos.

Caso de emergência

Em caso de emergência, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí orienta que os moradores da cidade acionem o número 193 ou, caso haja instabilidade no serviço, enviem mensagens pelo WhatsApp no número (86) 94297-268.

MATÉRIA RELACIONADA 

Chuva forte deixa uma pessoa morta, ruas alagadas e moradores ilhados em Picos

Chuvas em Picos: segunda vítima morre; bombeiros resgatam bebê e gestante

Veja onde doar para as famílias afetadas pelas chuvas em Picos

Leia também