Campanha estimula proteção de mulheres no carnaval de Teresina
A medida visa educar foliões sobre o respeito às mulheres durante as festas carnavalescas.
Com intuito de dar mais proteção às mulheres durante o carnaval, a Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, lançou a campanha “Carnaval Legal” que visa à proteção e prevenção da violência contra as mulheres durante as festas Carnavalescas.
Durante o carnaval, os foliões costumam se soltar mais e aumentar o consumo de bebida alcoólica, o que pode gerar riscos de assédio principalmente contra as mulheres. Dentre os atos se destacam os beijos e abraços forçados, o que implica em importunação sexual.
Para a diretora de Ações Temáticas da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí, Luana Evangelista, é importante ter os dirigentes dos blocos como parceiros nesta campanha. “Na campanha "Carnaval Legal", nós temos uma estratégia específica para enfrentar a violência contra mulher dentro do carnaval. Em conjunto com diversos órgãos estaremos presentes dentro dos blocos de Teresina para coibir ou prestar assistência”.
Como forma de reforçar a segurança e coibir eventuais assédios, a campanha irá mobilizar a patrulha Maria da Penha que prestará assistência às mulheres durante as apresentações dos blocos. A patrulha será composta por uma viatura, que em caso de agressão ou risco a vítima os policiais devem prender os possíveis suspeitos.