Abandono de terreno preocupa moradores do bairro Monte Castelo em Teresina
O terreno na Avenida Nações Unidas gera preocupação devido ao acúmulo de mato e lixo.
Moradores do bairro Monte Castelo, na Zona Sul de Teresina, estão preocupados com a situação de abandono de um terreno na Avenida Nações Unidas. O local, que deveria ser utilizado para alguma finalidade construtiva, tornou-se um problema para a comunidade devido ao acúmulo de mato e lixo.
Segundo relatos dos moradores, o terreno encontra-se tomado por vegetação alta e entulhos, proporcionando condições ideais para a proliferação do mosquito da dengue, transmissor de doenças como zika, dengue e chikungunya.
Além disso, a presença de uma parte da parede quebrada no terreno tem contribuído para que o local seja utilizado como esconderijo por indivíduos mal-intencionados.
A dentista Josenice Pires, que possui uma clínica nas proximidades, relata a situação como extremamente complicada.
"Estamos todos incomodados e sofrendo as consequências. A situação é extremamente perigosa; não sabemos como lidar com isso. Este local se transformou em um verdadeiro depósito de lixo. Além disso, tenho receio de permanecer em meu estabelecimento durante a noite, pois o local também serve de refúgio para criminosos. Não temos conhecimento do proprietário do terreno, o que agrava ainda mais a situação", explicou.
Nos últimos dias, comerciantes próximos ao terreno relataram tentativas de furto em seus estabelecimentos, atribuindo a facilidade de acesso ao local abandonado como um dos motivos para a ocorrência desses crimes.
No entanto, os moradores desconhecem o nome do proprietário do terreno, dificultando qualquer medida para resolver o problema.
A situação chegou ao extremo na semana passada, quando um homem sem roupas foi avistado escondido no terreno, gerando pânico entre os residentes locais.
Outro lado
A nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul. Em resposta, foi informado que nesta sexta-feira (18), uma equipe da Gerência de Controle e Fiscalização realizará uma visita ao local com o objetivo de localizar o proprietário e, se necessário, notificar sobre a situação do terreno.
A Superintendência esclarece que, de acordo com a legislação vigente, todo proprietário de terreno urbano não edificado é obrigado a mantê-lo em condições adequadas, incluindo capina, drenagem, muramento e limpeza, evitando que seja utilizado como depósito de lixo ou detritos. Aqueles que não cumprirem com a lei serão notificados para realizar os serviços necessários dentro dos prazos estabelecidos na notificação.
Em relação à questão da insegurança no local, a Polícia Militar do Piauí divulgou que o Batalhão responsável pela área em questão está recebendo reforço com mais rondas de viaturas e motocicletas. Além disso, ressaltaram que, além do telefone 190, os moradores podem acionar a Polícia Militar através dos números de telefones celulares embarcados, disponíveis para consulta no site oficial da PM-PI.
Não foi possível localizar o proprietário do terreno até o momento. O espaço permanece aberto para quaisquer esclarecimentos adicionais.