22º Salão do Livro do Piauí inicia com o Tema “A Leitura é um Estado de Graça”

SALIPI segue até o dia 16, no espaço Rosa dos Ventos na Universidade Federal do Piauí em Teresina.

O 22º Salão do Livro do Piauí (SALIPI) teve sua abertura na noite desta sexta-feira (07), no Espaço Rosa dos Ventos, Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), em Teresina. Organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação Quixote, o evento, com o tema "A Leitura é um estado de graça", encantará os amantes das letras até o dia 16 de junho.

Com uma expectativa de público superior a 200 mil pessoas, o SALIPI oferece muito mais do que apenas a venda de livros. Espetáculos culturais, exposições, lançamentos literários e palestras estão entre as atrações imperdíveis. O encerramento do evento será marcado por apresentações especiais de Chico César e Zeca Baleiro, com o show "Ao Arrepio da Lei", agendado para o dia 16 de junho, às 20h, no Palco Marcus Peixoto.

Foto: Ascom/ SALIPI
Abertura oficial do Salipi 2024.

A noite de abertura contou com uma palestra marcante no 27º evento Língua Viva, que teve como convidado o escritor Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e Imortal da Academia Brasileira de Letras. Krenak, também professor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, com reconhecimento internacional.

Com aproximadamente 100 estandes distribuídos em suas diversas arenas, incluindo o Salipinho (programação infantil), Bate-Papo Literário, Estação Letras e Expressões, Seminário Língua Viva, entre outros, o SALIPI promete uma experiência enriquecedora para todos os públicos. Nesta edição, o evento presta homenagem à renomada jornalista e biblioteconomista Graça Targino, destacada docente do departamento de Comunicação Social da UFPI por mais de três décadas.

Foto: Ascom/ Salipi
Abertura oficial do Salipi 2024.

Mais de 50 autores terão seus livros lançados durante o evento, incluindo nomes como Luzinete Fontenele, Evaldo Oliveira, Gracivalda Albano, Marcus Pierre de Carvalho Baptista, entre outros. A Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) marcará presença, lançando oficialmente 20 títulos disponíveis para venda na Livraria Monsenhor Melo. Além disso, os livros estarão gratuitamente disponíveis em formato de e-book no site da editora nos dias 12 e 13 de junho.

Leia também