Veja como evitar golpes ao fazer doações online para vítimas das chuvas no RS

Febraban e autoridades alertam sobre cuidados necessários ao realizar doações online.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta nesta terça-feira (07) sobre golpistas que estão se aproveitando do volume de doações destinadas às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul para aplicar fraudes com falsas chaves Pix e outros meios digitais.

De acordo com a Febraban, é crucial que os doadores verifiquem os dados da pessoa ou entidade que irá receber o pagamento antes de efetuar a transferência bancária, seja via Pix, TED ou boletos. Além disso, a Federação alerta que os golpistas estão usando links falsos para obter informações confidenciais dos doadores, resultando em transações financeiras direcionadas aos criminosos.

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Golpes virtuais.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, já havia feito alertas sobre a atuação de golpistas solicitando Pix para o governo estadual, esclarecendo que as doações não são destinadas ao governo, mas sim a entidades privadas que colaboram com a assistência às vítimas. 

Doações em dinheiro via pix

O governo gaúcho reativou o canal de doações SOS Rio Grande do Sul para garantir que os recursos sejam direcionados corretamente. Foi restabelecida a chave pix do CNPJ 92.958.800/0001-38, Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul, a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul. 

Atenção: quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é "SOS Rio Grande do Sul" e que o banco é o Banrisul. 

Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário a vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura dos municípios.

Leia também