G20 inicia debates sobre segurança alimentar em Teresina nesta segunda (20)

Evento antecede reunião internacional para combater fome e pobreza.

A partir desta segunda-feira (20), Teresina sediará os eventos do G20 Social. O objetivo é anteceder a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, agendada para acontecer na capital entre os dias 22 e 24 de maio. O primeiro dia de programação inclui a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). O evento será realizado no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi). 

Durante o encontro, serão discutidas propostas para serem apresentadas ao G20, com os ministérios integrantes da Caisan oferecendo suas contribuições para a composição de políticas públicas voltadas à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A intenção é adaptar e implementar iniciativas de sucesso contra a insegurança alimentar e a miséria nos países membros.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
G20 Social.

Um dos pontos principais será o seminário "Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza". Este evento contará com a apresentação de uma pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), conduzida pelo pesquisador Antônio Claret. O estudo analisará o desenvolvimento do Piauí desde o ano 2000 até os dias atuais.

Os eventos do G20 Social se encerram a tarde do dia 20, ampliada à sociedade civil intitulada “Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil”.

O seminário contará com a participação de figuras importantes, como o ministro Wellington Dias; o governador do Piauí, Rafael Fonteles; o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim; a presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Servo; o diretor da FGV Social, Marcelo Neri; e o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Jorge Meza.

Como participar?

A reunião da Caisan e o seminário serão transmitidos ao vivo pelo canal do Governo do Estado do Piauí no YouTube, enquanto a reunião da tarde será restrita. Para acompanhar a transmissão, acesse o site

Leia também